terça-feira, 12 de maio de 2009

Devagar se vai ao longe... (à moda de Nicole Doberstein)





Um dia, uma Lebre ridicularizou as pernas curtas e a lentidão da Tartaruga. A Tartaruga sorriu e disse: "Pensa você ser rápida como o vento; Mas Eu a venceria numa corrida."

Esopo


O nome oficial do jogo é Ludo. Isso eu só aprendi há duas semanas, quando, em função de ter que fazer o trabalho para a disciplina de Psicologia da Educação : O Jogo I, fui procurar uma imagem do tabuleiro do jogo do qual não lembrava mais desde os 8 anos. No entanto, assim que vi a sugestão do título/tema do trabalho, lembrei exatamente do tabuleiro que eu possuía e que já perdi.
Bom, o que importa é o nome. Creio que esse, o meu, foi minha avó, D. Alícia, quem inventou. Sei disso porque ela sempre gostou de inventar coisas como atividades e nomes. Tanto foi que herdei dela o interesse por coisas que não existem. E de fato, “De vagar se vai ao longe...”, assim mesmo, com reticências, sempre achei muito adequado, dadas as regras* e o tempo de duração de cada partida. Só eu mesmo, lembro bem, é que gostava. Apenas aos puxões de camiseta e caras treinadas é que eu podia encontrar um parceiro generoso entre meus primos um pouco mais velhos.
Mais tarde, há não muito tempo também, eu fui ouvir algo que me lembrou o jogo também numa das primeiras aulas da Faculdade: “Na corrida da Filosofia vence aquele que corre mais devagar”.
E aí também me veio aos ouvidos a voz aguda de D. Alícia: “Esse guri, Marisa” – minha mãe – “é meio parado e brigão, mas sempre achei que ele não ficava por aqui: vai longe...”














*Os peões de cada jogador começam na base de mesma cor. O objetivo do jogo é ser o primeiro a levar seus 4 peões a dar uma volta no tabuleiro e a chegar no ponto final marcado com sua cor. Os peões movem-se pelo percurso no sentido horário.
Para transportar um peão de sua base para seu ponto de partida é necessário tirar 6. Quando o jogador já tem pelo menos um peão no percurso, ele pode mover o peão do número de casas tirado no dado. Se tirar 6, além de usar esse resultado ele pode jogar novamente o dado.

3 comentários:

Alemoa Nicole disse...

Este é o meu guri!!!
Obrigada pelo post e a homenagem!!rss
Devagar ou De vagar se vai ao longe... ambas as palavras podem completar esta frase que é muito propícia para nossas pessoas, eu, vc, engana-se quem pensa que apenas estamos passando por esta existência a procura de um dia encontrar o amor ou a felicidade, muito pelo contrário, estamos aproveitando cada momentinho, cada sorriso, cada lágrima, beijo, festa, briga, enfim... curtimos absolutamente tudo isto e nada passa pela gente em branco... se estamos parados, tenha certeza de que estamos bem longe, vagando com o pensamento, ou quem sabe apenas pegando mais um pouco de folego...
enfim, sempre tiramos lições e na tristeza nos fazemos alegres por mais um momento vivido...
Devagar ou De vagar se vai ao longe... e assim vamos para quem sabe um dia encontarmos um grande amor... mas tb..o que isto importa, o certo mesmo é que somos felizes assim, devagar ou de vagar pelo mundo...

André Lima disse...

Nic, vou transformar isso num slogan e fazer umas camisetas para a gente.

Um dia, depois outro!

Alemoa Nicole disse...

ótima idéia!!! vou usar esta camiseta...
amo-te!!